...... APROFCMPA ......

Associação dos Professores e Funcionários Civis do Colégio Militar de Porto Alegre

28ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Agência FAPESP - As inscrições para a 28ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) já estão abertas. Instituições de ensino das redes pública e particular de todo o país que quiserem participar têm até 30 de abril.

Poderão concorrer alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. A participação está dividida em quatro níveis de escolaridade: nível 1 para alunos da 5ª e 6ª séries, nível 2 para os da 7ª e 8ª séries, nível 3 para alunos do ensino médio e nível universitário para estudantes de qualquer curso que não tenham concluído a graduação.

Serão distribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas para aproximadamente 50 alunos de cada nível. “A expectativa para essa edição é termos pelo menos 5 mil escolas inscritas, o que representaria a participação de mais de 350 mil alunos. No ano passado concorreram 4,3 mil escolas, com quase 300 mil participantes”, disse Edmilson Motta, coordenador geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, à Agência FAPESP.

Motta explica que a realização, no ano passado, da primeira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que contou com a participação de 10,5 milhões de estudantes, foi fundamental para divulgar esse tipo de competição.

As provas da primeira fase da olimpíada, promovida em parceria entre a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), serão feitas no dia 10 de junho. A segunda está prevista para 2 de setembro. A terceira fase, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro, é destinada aos alunos que foram aprovados nas etapas anteriores, de acordo com os percentuais de acerto de cada participante.

“As duas primeiras fases da competição têm o caráter de divulgação da matemática, para fazer com que os alunos comecem a encarar a disciplina com mais interesse e de maneira desafiadora. Já na terceira fase, a intenção é descobrir novos talentos para as competições internacionais”, resume Motta.

Os resultados finais da competição serão divulgados em dezembro, em data ainda a ser definida. Com base nos resultados da OBM, serão selecionadas as equipes que irão representar o Brasil em 2007 nas duas competições mundiais mais importantes da área: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), destinada a alunos do ensino médio, e a Olimpíada Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC).

Mais informações: www.obm.org.br.
fonte: Agência FAPESP

Technorati Tags: ,

Nenhum comentário: